top of page

Conheça a história de
São Vicente de Paulo

8980cb79970b74f457c071b6bf866d84_edited.

          Essa é uma história sustentada pela fé, de um homem que se entregou na missão de fazer o bem ao próximo e acolher os pobres. Todo esse esforço fez surgir um trabalho que rende frutos ainda hoje aos muitos que nele recorrem. Nascido em 1851 na pequena vila de Pouy, localizada no Sul da França, Vicente de Paulo viveu uma vida devotada à fé. Batizado e criado em uma família humilde de camponeses, se destacou ainda na infância por sua inteligência, o que o levou a entrar para o Seminário. Em uma viagem de Marselha a Narbonne teve seu navio atacado por piratas que o venderam como escravo em Túnis e dois anos mais tarde conseguiu sua liberdade.No ano de 1600 com 19 anos, ele voltou para a França, iniciou suas atividades como catequista ao ser ordenado como sacerdote. Já em sua jornada como pároco, sua primeira atitude foi ajudar uma família doente que passava fome, mas percebeu que haveria dificuldade em deixá-los fora da indigência quando o dinheiro acabasse. Com isso, surgia a primeira Célula de caridade Vicentina, que segundo o que é dito pela sociedade, foi confiada às mulheres que ficaram conhecidas como “Servas dos pobres”.

          Dedicado às suas obras de caridade, que tiveram origem em seu pleno amor por Deus e os necessitados, Vicente de Paulo teve sua história descrita em diversas biografias, porém nenhuma que descrevesse com fidelidade a trajetória. Das muitas virtudes que possui, a caridade é a mais aclamada por muitos, mas que é superada pela humildade com a qual viveu e trabalhou por seus irmãos mais carentes.
          São Vicente de Paulo faleceu aos 79 anos, em 27 de setembro de 1660 na cidade de Paris, imagem do verdadeiro exemplo de amor e caridade, sem distinguir a quem se doar. A espiritualidade vicentina foi fundada na dupla descoberta de Cristo e dos pobres. Sua crença se baseia na igualdade entre a oração e ação, no compromisso com o mundo e para o mundo. A promoção do espírito vicentino, concretiza-se com a evangelização, além da simplicidade, humildade, mansidão, mortificação e zelo pela salvação das almas.
          São Vicente de Paulo foi beatificado no dia 21 de agosto de 1729, pelo Papa Bento XIII. A celebração de canonização foi realizada em 16 de junho de 1737 pelo Papa Clemente XII, na Basílica do Vaticano.


“Vós fostes admiravelmente dedicado aos pobres, ensinai-nos a sermos atentos para com essas realidades. Os nossos irmãos mais fragilizados, dê a eles a graça da salvação e do encontro com Cristo. Dai força aos grupos vicentinos que dão continuidade a vossa obra”. São Vicente de Paulo, rogai por nós!
 

 

formacao_vida-e-exercicio-de-caridade-de-sao-vicente-de-paulo.jpg

Oração a São Vicente de Paulo

Ó glorioso São Vicente, patrono de toda caridade, pai daqueles que estão na miséria e que, enquanto na Terra, jamais deixou de amparar a todos que a Vós recorreram, considerai os males que estão nos oprimindo e vinde em nosso socorro.Obtende junto do Senhor ajuda para os pobres, alívio para os enfermos, consolo para os aflitos, proteção para os abandonados, espírito de generosidade para os ricos, a graça da conversão para os pecadores, entusiasmo para os padres, paz para a Igreja, tranquilidade e ordem para as nações e salvação para todos.Permite-nos comprovar os efeitos da vossa misericórdia intercessão e assim sermos ajudados nas misérias da vida. Possamos nós estar unidos com o Senhor no paraíso, onde não existe mais dor, choro ou tristeza, mas alegria, contentamento e duradoura felicidade.

bottom of page